Quais são as etapas do processo de tomada de decisão gerencial

O processo de tomada de decisão gerencial é essencial para todas as empresas, independente do porte e setor de atuação. Mas, para decisões bem fundamentadas, é necessário seguir algumas etapas, que orientam para a análise da situação. 

Tendo isso em vista, a Liddera preparou esse artigo para explicar as etapas desse processo, visando assegurar uma avaliação eficiente da situação problema. Como também para encontrar a solução mais assertiva para o crescimento da empresa.


Por que as etapas do processo de tomada de decisão gerencial são importantes?

O processo de tomada de decisão gerencial faz parte do dia a dia de todas as empresas, independente do porte e setor de atuação. Certamente, existem diversos fatores que influenciam para a tomada de decisão, além dos riscos envolvidos em cada situação.

Não podendo esquecer que as decisões estratégicas estão diretamente relacionadas com o crescimento do negócio. Por isso, além de exigirem informações confiáveis e em tempo real, requerem um processo consistente e bem estruturado.

Por isso, as etapas do processo são essenciais para garantir que todos os elementos sejam analisados, bem como ocorra uma avaliação criteriosa das possíveis alternativas. Em seguida, veja as etapas essenciais para o processo de decisão gerencial:


1. Identificação da situação problema e dos setores envolvidos 

A primeira etapa consiste em entender a situação problema que precisa de uma solução assertiva. Bem como os setores que estão envolvidos e qual o seu ponto de vista sobre a questão. Pois, é preciso compreender a dimensão do problema e suas implicações.

Certamente, reconhecer que existe um problema no ambiente empresarial é admitir que alguma coisa não está funcionando como deveria. Por isso, uma visão mais ampla da situação facilita para a delimitação do problema e um diagnóstico mais consistente.


2. Coleta de dados para sistematização da situação problema 

Após compreender a situação problema e suas implicações, a próxima etapa consiste em mapear as informações para subsidiar o processo de tomada de decisão gerencial. Desse modo, podem ser adotados diversos instrumentos, tais como:

  • Realizar entrevistas com as pessoas envolvidas na situação problema;
  • Analisar relatórios de desempenho da empresa e dos colaboradores;
  • Aplicar questionários para entender o clima organizacional da empresa;
  • Avaliar como é realizado a comunicação interna entre setores;
  • Desenvolver um estudo de mercado e do posicionamento da empresa;
  • Mapear os pontos fortes e fracos da empresa, bem como as oportunidades e ameaças. 

Saiba que os instrumentos são mais ou menos adequados para determinado tipo de problema. Por isso, para obter um diagnóstico completo, é essencial escolher as melhores ferramentas para a situação tratada.


3. Identificação das alternativas 

Normalmente, para resolver um problema existem várias alternativas, que são mais ou menos viáveis, dependendo dos fatores envolvidos e dos objetivos a serem alcançados. Por isso, é interessante fazer um mapeamento de todas as soluções possíveis.

Um ponto importante é contar com uma equipe para avaliar todas as opções, inclusive realizando um brainstorm (uma chuva de ideias). Além disso, é interessante traçar cenários com base em cada uma das alternativas, visando entender o potencial de cada uma.


4. Escolha da melhor alternativa 

Após a análise das possíveis soluções, tendo realizado as etapas do processo de tomada de decisão gerencial, é fácil identificar qual é a melhor alternativa para solucionar o problema. Além disso, é interessante combinar os pontos mais favoráveis de cada uma.


5. Acompanhamento da decisão 

Com a decisão tomada, a próxima etapa é acompanhar a implementação da alternativa selecionada, bem como monitorar os resultados obtidos com a mudança realizada. De fato, tão importante quanto tomar a decisão, é avaliar se gerou os resultados esperados.

Portanto, o processo de tomada de decisão gerencial requer o desenvolvimento das etapas apresentadas como uma forma de garantir a assertividade da decisão. Sem dúvida, é um ponto fundamental para gerar condições para o crescimento do negócio. 

Se quiser informações mais detalhadas, acesse Liddera, que a nossa equipe de especialistas está pronta para atendê-lo. Inclusive, por WhatsApp, e-mail ou chamada de vídeo.