3 pontos principais para a gestão financeira da empresa

Jadson Santana – 23/08/2022

Nunca precisou tanto dessa ferramenta como antes. A gestão financeira tem se mostrado fundamental na retomada da economia após os eventos dos últimos anos e empresas que utilizam de forma correta saem na frente.

Quando realizada de maneira eficiente, a gestão financeira causa um grande impacto nos resultados financeiros da empresa, evita gastos desnecessários e direciona corretamente os recursos para cada setor. 

Portanto, se as estratégias forem bem elaboradas e planejadas, os objetivos alcançados pelo negócio serão muito satisfatórios, e consequentemente, preparando a empresa para problemas e imprevistos no futuro de forma preventiva.

Dessa forma, é importante saber quais os principais pontos para que a gestão financeira de sua empresa seja aplicada em seu modelo de negócio.


Planejamento 

O primeiro ponto a ser destacado caracteriza-se pela criação de um planejamento financeiro. Isso fará com que a sua empresa defina todas metas e objetivos pretendidos pelo gestor, conforme o momento do negócio. 

Assim também surgirão estratégias que irão possibilitar que as metas sejam alcançadas, e a redução de determinados custos seja executada a partir da análise geral de recursos (capital de giro) baseada nas verdadeiras necessidades da empresa. 

O planejamento financeiro estratégico precisa sempre passar por um monitoramento de forma periódica, para que os resultados indiquem se possíveis mudanças serão necessárias nos determinados métodos utilizados.

Além disso, também deve separar as despesas profissionais das pessoais, já que o fluxo de caixa também faz parte do planejamento e precisa estar em constante equilíbrio para o bem-estar da saúde financeira da empresa. 

Com isso, deve haver ainda uma administração e registro das movimentações de todos recursos que entram e saem do caixa, ligados aos pagamentos, vendas, serviços, despesas, impostos, entre muitos outros.


Investimento

O segundo ponto principal para a gestão financeira da empresa é o investimento. Juntamente ao planejamento também deverá ser elaborado um orçamento, que deve conter um apontamento amplo sobre todos os setores e atividades da empresa que necessitam ou não de um possível investimento.

Este aspecto permite que os gestores saibam quais áreas, ferramentas e procedimentos necessitam de recursos, e em quais situações o investimento é desnecessário e irá prejudicar o negócio. 

Se a programação dos investimentos for bem executada, a empresa terá total controle de suas finanças e vai evitar que gastos desnecessários com setores que não são de prioridade aconteçam. 

Tal método pode auxiliar no desenvolvimento, crescimento, expansão e lucratividade de seu negócio.


Controle

Toda empresa precisa se precaver, este aspecto principal da gestão financeira caracteriza-se por evitar que uma possível crise aconteça e que o negócio não consiga superá-la. Primeiramente, é preciso realizar o controle periódico de todos os resultados da empresa, esta ação será importante para alinhar o planejamento, os objetivos e investimentos com a finalidade de analisar as maiores dificuldades e problemas que podem estar prejudicando o fluxo do negócio. 

Uma vez que esta dinâmica esteja sendo aplicada de forma eficiente, a visão do gestor será ampla e os obstáculos serão facilmente  identificados. 

Controlar o capital de giro, o estoque e documentos fiscais também é uma forma de evitar problemas maiores num momento de crise.


Conclusão

Portanto, para aplicar uma boa gestão financeira na sua empresa é fundamental a criação de um planejamento estratégico. Durante este processo de elaboração é indispensável que sua empresa tenha o acompanhamento de um profissional contador experiente. 

A Liddera oferece os serviços mais qualificados, dinâmicos e experientes da área contábil para que a sua empresa tenha o aconselhamento que precisa no caminho do bem-estar financeiro. 

Quer saber mais? Entre em contato agora para sabermos como podemos te ajudar!